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Biografia

 

Lucélia Borges nasceu em Bom Jesus da Lapa, sertão baiano, e viveu muitos anos em Serra do Ramalho, região do Médio São Francisco, em companhia da bisavó Maria Magalhães Borges (1926-2004), uma grande mestra da cultura popular. Produtora cultural, artista plástica, xilogravadora, contadora de histórias e terapeuta holística, dedica-se à pesquisa das manifestações tradicionais do interior baiano, com destaque para a cavalhada teatral de Serra do Ramalho e de Bom Jesus da Lapa, tema de sua dissertação de mestrado apresentada à Universidade de São Paulo (USP), defendida em 2020 Entre os anos de 2002 e 2006, cursou Letras/Inglês pela Universidade do Estado da Bahia UNEB-BA.

Produção cultural

Foi idealizadora e curadora do projeto No Sopro da Cultura, realizado em Serra do Ramalho, Bahia, e apoiado pela FUNARTE. O projeto voltou-se à revitalização da banda de pífanos Irmãos Maciel, da Agrovila 07. 

O cantor Paulo Araújo e a banda de pífanos Irmãos Maciel.

Foi também uma das idealizadoras do projeto Cordel, a poesia encantada do sertão, aprovado pela SECULT/BA, e coprodutora da I Feira Nacional do Cordell (2014), realizada no Memorial da América Latina. Atou como coprodutora do Encontro com o Cordel, com curadoria de Marco Haurélio, realizado pelo SESC 24 de Maio, em 2018, com a presença de grandes nomes da música popular, do cordel e da xilogravura. 

No Espaço Cordel e Repente, na Bienal Internacional 
do Livro, em 2016

Xilogravura

Seu contato inicial com a Xilogravura ocorreu em 2016, no Espaço Cordel e Repente, durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A retomada se deu em Lorena, interior de São Paulo, por meio de uma oficina realizada por Valdeck de Garanhuns e Regina Drozina, os quais considera seus mestres. Seu primeiro trabalho em xilogravura foi uma releitura do Pavão Misterioso, grande símbolo da literatura de cordel (abaixo). 

Ilustrou diversas capas de folhetos para cordéis de Daniela Bento, Marco Haurélio, João Gomes, Pedro Monteiro, Paulo Dantas, Nilza Dias, Josenir Lacerda, João Paulo Resplandes, Maria Celma e José Walter Pires, além de coletâneas. Ilustrou ainda o livro A Jornada Heroica de Maria, de Marco Haurélio, que recebeu o Selo Seleção da Cátedra-UNESCO (PUC-Rio) e o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ, além de ter sido selecionado para compor o Catálogo de Bolonha, Itália. 

A lenda da Iara. Xilogravura para folheto de Pedro Monteiro.

Outros livros ilustrados com a técnica da xilogravura foram: Ithale: fábulas de Moçambique, de Artinésio Widnesse, Moby Dick, adaptação para o Cordel de Stélio Torquato, além de Contos encantados do Brasil, pelo qual recebeu, também, os selos Seleção e Altamente Recomendável, O Dragão da Maldade e a Donzela Guerreira, também de Marco Haurélio, O Sonho de Lampião de Penélope Martins e Marco Haurélio, Flores do Mandacaru, de Cacá Lopes, e Cordéis antológicos de Bule-Bule.

"O coelho e o leão". Xilogravura para o livro Ithale.

Alguns destes livros foram selecionados para compor acervos de escolas públicas em projetos como o Minha Biblioteca (Prefeitura de São Paulo), Kit BH e PNLD Literário. Em 2018, a convite do Sharjah Institute for Heritage, esteve nos Emirados Árabes Unidos, ministrando oficinas de xilogravura para crianças. 

Participou de exposições no Brasil e no exterior, com destaque para a mostra Mulheres na xilogravura, no Museu do Folclore do Rio de Janeiro, e a exposição Vidas em Cordel do Museu da Pessoa, da qual é cocuradora, que tem percorrido o Brasil, ocupando espaços como o Museu Afro da Bahia e o Museu da Língua Portuguesa, de São Paulo.

Narração de histórias

Lucélia tem colaborado ativamente com a recolha e difusão de contos populares do interior da Bahia, ao lado de seu companheiro Marco Haurélio, reconhecido cordelista e pesquisador da tradição oral brasileira. Colaborou, com Haurélio, nos livros Contos e fábulas do Brasil e Vozes da tradição (recolha e transcrição). 

Boca do Céu, 2022. Viviane Marques, Mari Bigio e Lucélia.

Como narradora, se inspira em suas raízes sertanejas e, especialmente, em sua bisavó, Maria Magalhães Borges (1926-2004), de quem ouviu os primeiros contos populares ainda na infância. Já contou histórias no SESC São Paulo, Boca do Céu (Encontro Internacional de Contadores de Histórias) e em bibliotecas públicas de São Paulo.

Em defesa da xilogravura e da presença feminina nesta arte e no cordel

Embora a xilogravura popular ocupe várias páginas do Dossiê de registro da literatura de cordel junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a presença de seus membros em fóruns e grupos de discussão tem sido relegada a segundo e, em alguns casos, a último plano. 

Membra do Fórum da Literatura de Cordel de São Paulo, e uma de suas coordenadoras, Lucélia Borges enfrentou a misoginia e o machismo dos que negaram o seu lugar como detentora do bem patrimonial, incluindo uma tentativa grotesca de silenciamento. Seu ativismo em defesa da xilogravura e da presença feminina tem sido forjado nesses embates em que, nem sempre, há a solidariedade por parte de seus pares.

"Pra cima do medo é a coragem", frase de Pai Jorge da Bahia, tem sido o mote de sua cruzada em prol da arte e contra o preconceito. 

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Livros que ilustrei

Ithale: fábulas de Moçambique , de Artinésio Widnesse (Editora de Cultura, 2019 A jornada heroica de Maria , de Marco Haurélio   (Melhoramentos, 2019) Moby Dick em cordel , de Stélio Torquato (Nova Alexandria, 2019) Contos Encantados do Brasil , de Marco Haurélio  (Aletria, 2022) O Sonho de Lampião , de Penélope Martins e Marco Haurélio   (Principis/Ciranda Cultural, 2022) O Dragão da Maldade e a Donzela Guerreira , de Marco Haurélio (Palavras, 2023) Muntara, a Guerreira , de Penélope Martins e Tiago de Melo Andrade (Lê Editorial, 2024) Flores do mandacaru - as mulheres no Forró , de Cacá Lopes (Areia Dourada, 2024).  Cordéis antológicos de Bule-Bule. (Nova Alexandria, 2024). Histórias por um mundo melhor , de Costa Senna (Global Editora, 2025).

Rituais da festa de São João Batista

Por: Lucélia Borges/Xilo-Mulher  Procissão de São João na Agrovila 07. Crédito da imagem: Oeste ao Vivo.  Os festejos de São João, na Agrovila 07, em Serra do Ramalho (BA), começam com a levantada do mastro, dez dias antes da data em que se celebra o Santo: o dia 24 de junho. O mastro é pintado com as cores verde, branca e vermelha, tendo no topo uma bandeira e um estandarte com a representação clássica do padroeiro, aquela em que ele aparece com feições de adolescente. Em seguida à fincada do mastro, a bandeira é hasteada, para gáudio dos participantes. Até o início dos anos 2000, toda a preparação ficava a cargo dos irmãos Manelinho e Aurelino Maciel, que integravam também a banda de pífanos, à época já bastante idosos.  A historiadora Mary Del Priore traz uma informação contrastante a respeito da levantada do mastro no período colonial quando a levantada do mastro era feita pelos jovens: “Durante os festejos de São João, [os jovens] ajudavam a erguer o mastro diante ...